Nossa Causa

 

O Programa Saúde e Alegria tem como principal foco de atuação a puericultura, especialidade médica contida na pediatria e definida como a arte de promover e proteger a saúde infantil por meio de atenção integral, na qual a criança é compreendida como um ser em desenvolvimento e em consideração às suas particularidades.

Nesse contexto, a puericultura deve abranger a criança, sua família e o entorno. É exatamente essa a premissa do PSA. O Programa olha seus pacientes – crianças de 0 a 12 anos – de maneira multidirecional, abordando, investigando e tratando todos os aspectos, continuamente, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

Assim, além das doenças sazonais e de acompanhamento da carteira de vacinação, evidencia-se uma grande quantidade de crianças com transtornos diversos: déficit de atenção/ hiperatividade e de desenvolvimento, ansiedade e distúrbios alimentares, entre outros. Diante dos fatos, toda equipe do PSA trabalha em conjunto, reunindo-se mensalmente para avaliação de casos clínicos, opções de tratamento e condutas.

O PSA atende mais de 1700 crianças por ano, nas áreas de alergologia, dermatologia, fonoaudiologia, neuropediatria, nutrição, odontologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psicologia, psicopedagogia e serviço social.