História

O Programa Saúde e Alegria nasceu em 2003, com a iniciativa do Dr. João Luis Buarque de Gusmão, o então presidente da Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré (razão social do Hospital Dom Alvarenga), de dar continuidade ao sonho de seus fundadores: proteger a saúde infantil. O primeiro passo consistiu em um ambulatório, localizado nos corredores do Hospital Dom Alvarenga, que oferecia atendimento gratuito de pediatria e puericultura aos alunos da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (Funsai).

Nos anos seguintes, a iniciativa manteve sua evolução. O Projeto passou a atuar com crianças moradoras do Ipiranga e arredores e a ofertar novos serviços. O Projeto crescia na mesma medida da necessidade de os atendimentos serem realizados em local mais apropriado, amplo e organizado. Com esse foco, em 2011 foram reforçados os elos do Saúde e Alegria com as entidades mais representativas do Ipiranga e formadas parcerias empresariais, por meio das quais foram realizadas ações para a captação de recursos.

Em 2012, o Projeto foi realocado em uma área maior, ainda dentro do Hospital Dom Alvarenga, e, em atendimento a uma solicitação do Sistema Único de Saúde (SUS), ganhou a denominação de Programa Saúde e Alegria (PSA).

Em 2015, o PSA deixou o espaço físico do Hospital Dom Alvarenga e ganhou uma nova e exclusiva sede, em dois sobrados cedidos pela Abensena e reformados com aporte da Instituição e das doadoras Maria Salette Freire Vicente de Azevedo e Aracy da Costa Fernandez. Todos os equipamentos e mobiliário foram doados por meio do Projeto de Subsídio Global, realizado pelo Rotary Clube São Paulo Ipiranga, 12 Clubes do Rotary de Taiwan e Fundação Rotária Internacional.

Hoje, com o propósito de se manter em constante aperfeiçoamento e empenhando-se para suprir a carência do atendimento do sistema público de saúde, o PSA busca recursos externos e parceiros que colaborem para sua manutenção e crescimento.

 
Sobre o Hospital Dom Alvarenga

O Hospital Dom Alvarenga, fundado em 1932, tem a missão de promover a saúde de forma humanizada, com profissionais qualificados e tecnologia atualizada, praticando filantropia e buscando excelência no atendimento. Dispõe de uma completa estrutura médico-hospitalar e ambulatorial, além de amplo serviço de diagnóstico, sempre prezando pela segurança e conforto do paciente. Pacientes particulares e de convênios de saúde usufruem do excelente nível de atendimento com segurança e conforto. O Hospital Dom Alvarenga conta com 160 leitos, sendo 30 de UTI e um centro cirúrgico equipado com sete salas cirúrgicas. São mais de 50 convênios de saúde credenciados. Como entidade filantrópica, realiza um grande número de atendimentos gratuitos por meio do Termo de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo. O Hospital é o principal mantenedor do Programa Saúde e Alegria.

Endereço: Avenida Nazaré, 1361 - Ipiranga - São Paulo, SP.